UNIDADE-02
Você sabe o que são tipos textuais?
Podemos chamar de tipos
textuais o conjunto de enunciados organizados em uma
estrutura bem definida e facilmente identificada por suas características
predominantes. O termo tipologia textual (outra nomenclatura
possível) designa uma sequência definida pela natureza linguística de sua
composição, ou seja, está relacionado com questões estruturais da língua,
determinadas por aspectos lexicais, sintáticos, relações lógicas e tempo
verbal. Objetivamente, dizemos que o tipo textual é a forma como o
texto apresenta-se.
Podem variar entre cinco e nove tipos, contudo, os mais estudados e
exigidos nas diferentes provas de vestibular e concursos no Brasil são a narração,
a dissertação, a descrição,
a injunção e a exposição. Veja as principais
características de cada um deles:
01- Narração
Sua principal característica é contar uma história, real ou não,
geralmente situada em um tempo e espaço, com personagens, foco
narrativo, clímax, desfecho, entre outros
elementos. Os gêneros que se apropriam da estrutura narrativa são: contos,
crônicas, fábulas, romance, biografias etc.
02- Dissertação
Tipo de texto opinativo em que ideias são desenvolvidas por meio de
estratégias argumentativas. Sua maior finalidade é conquistar a adesão do leitor
aos argumentos apresentados. Os gêneros que se apropriam da estrutura
dissertativa são: ensaio, carta argumentativa, dissertação, editorial etc.
03- Descrição
Têm por objetivo descrever objetiva ou subjetivamente coisas, pessoas ou
situações. Os gêneros que se apropriam da estrutura descritiva são: laudo, relatório, ata, guia
de viagem etc. Também podem ser encontrados em textos literários por
meio da descrição subjetiva.
04- Injunção
São textos que apresentam a finalidade de instruir e orientar o leitor,
utilizando verbos no imperativo, no infinitivo ou presente do indicativo,
sempre indeterminando o sujeito. Os gêneros que se apropriam da estrutura
injuntiva são: manual de instruções, receitas culinárias, bulas, regulamentos, editais, códigos, leis etc.
05- Exposição
O texto expositivo tem por finalidade apresentar informações sobre um
objeto ou fato específico, enumerando suas características por meio de uma
linguagem clara e concisa.
Os
gêneros que se apropriam da estrutura expositiva são: reportagem, resumo, fichamento, artigo
científico, seminário etc.
EXERCÍCIO
1-Classifique os textos em (1) descritivo, (2)
narrativo ou (3) dissertativo. Justifique a sua resposta.
TEXTO I
( ) Ele tinha o olhar fixo no anúncio luminoso, suspenso no fundo negro de um céu sem estrelas. Já fazia uma hora que tinha o olhar fixo no anúncio onde um cisne branco aparecia fosforescente em primeiro plano no espaço tumultuado de nuvens. Logo em seguida, com ondulações de pétalas mansas, abria-se em torno do cisne um pequeno lago que chegava até quase a meia-lua branca da qual saía o letreiro. Cortado pelo perfil de um edifício. Só as cinco letras do anúncio eram visíveis, as outras desapareciam detrás do cimento armado.
(Lygia Fagundes Telles)
( ) Ele tinha o olhar fixo no anúncio luminoso, suspenso no fundo negro de um céu sem estrelas. Já fazia uma hora que tinha o olhar fixo no anúncio onde um cisne branco aparecia fosforescente em primeiro plano no espaço tumultuado de nuvens. Logo em seguida, com ondulações de pétalas mansas, abria-se em torno do cisne um pequeno lago que chegava até quase a meia-lua branca da qual saía o letreiro. Cortado pelo perfil de um edifício. Só as cinco letras do anúncio eram visíveis, as outras desapareciam detrás do cimento armado.
(Lygia Fagundes Telles)
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TEXTO II
( ) Enfim, chegou a hora da recomendação e da partida. Sancha quis despedir-se do marido, e o desespero daquele lance consternou a todos. Muitos homens choravam também, as mulheres todas. Só Capitu, amparando a viúva, parecia vencer-se a si mesma. Consolava a outra, queria arrancá-la dali. A confusão era geral. No meio dela, Capitu olhou alguns instantes para o cadáver, tão fixa, tão apaixonadamente fixa, que não admira lhe saltassem algumas lágrimas poucas e caladas. As minhas cessaram logo. Fiquei a ver as dela. Capitu enxugou-as depressa, olhando a furto para a gente que estava na sala. Redobrou de carícias para a amiga e quis levá-la; mas o cadáver parece que a retinha também. Momento houve em que os olhos de Capitu fitaram o defunto, quais os da viúva, sem o pranto nem palavras desta, mas grandes e abertos, como a vaga do mar lá fora, como se quisesse tragar também o nadador da manhã. (Machado de Assis)
( ) Enfim, chegou a hora da recomendação e da partida. Sancha quis despedir-se do marido, e o desespero daquele lance consternou a todos. Muitos homens choravam também, as mulheres todas. Só Capitu, amparando a viúva, parecia vencer-se a si mesma. Consolava a outra, queria arrancá-la dali. A confusão era geral. No meio dela, Capitu olhou alguns instantes para o cadáver, tão fixa, tão apaixonadamente fixa, que não admira lhe saltassem algumas lágrimas poucas e caladas. As minhas cessaram logo. Fiquei a ver as dela. Capitu enxugou-as depressa, olhando a furto para a gente que estava na sala. Redobrou de carícias para a amiga e quis levá-la; mas o cadáver parece que a retinha também. Momento houve em que os olhos de Capitu fitaram o defunto, quais os da viúva, sem o pranto nem palavras desta, mas grandes e abertos, como a vaga do mar lá fora, como se quisesse tragar também o nadador da manhã. (Machado de Assis)
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TEXTO III
( ) A agressão ao meio que ameaça, hoje, todo o equilíbrio climático e a própria existência da vida no planeta é uma conseqüência dos modos de produção capitalista. As evidências dessa constatação saltam aos olhos quando se analisam os elementos que mais contribuem para a destruição do meio ambiente.
( ) A agressão ao meio que ameaça, hoje, todo o equilíbrio climático e a própria existência da vida no planeta é uma conseqüência dos modos de produção capitalista. As evidências dessa constatação saltam aos olhos quando se analisam os elementos que mais contribuem para a destruição do meio ambiente.
Veja-se, primeiramente, a questão
central da poluição do ar e das águas. O modelo industrial, implementado pelo
capitalismo, continua a jogar gases tóxicos no ar e seus rejeitos nos rios e
mares. Além disso, é importante frisar um fato específico, ligado à realidade
brasileira: a gravíssima e insana devastação das nossas florestas. As
indústrias da madeira e de mineração, aliadas à brutalidade de fazendeiros, vêm
provocando um verdadeiro desastre ambiental sem chances de reversão. Mais uma
vez a noção de lucro supera a preocupação com o meio e o pior é que, neste
caso, a intervenção das autoridades responsáveis continua a ser tímida [...]
(Adaptado – Caderno de Redação – Colégio QI)
(Adaptado – Caderno de Redação – Colégio QI)
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2-Preencha os parênteses com os números correspondentes:
2-Preencha os parênteses com os números correspondentes:
1. Narrar
2. Argumentar
3. Expor
4. Descrever
( ) Ato próprio de textos em que há a apresentação de ideias
sobre determinado assunto, assim como explicações, avaliações e reflexões.
Faz-se uso de linguagem clara, objetiva e impessoal.
( ) Ato próprio de textos em que se conta
um fato, fictício ou não, acontecido num determinado espaço e tempo, envolvendo
personagens e ações. A temporalidade é fator importante nesse tipo de texto.
( ) Ato próprio de textos em que retrata,
de forma objetiva ou subjetiva, um lugar, uma pessoa, um objeto etc., com
abundância do uso de adjetivos. Não há relação de temporalidade.
( ) Ato próprio de textos em que há
posicionamentos e exposição de ideias, cuja preocupação é a defesa de um ponto
de vista. Sua estrutura básica é: apresentação de ideia principal, argumentos e
conclusão.
3-Analise os fragmentos a seguir e assinale a alternativa
que indique as tipologias textuais às quais eles pertencem:
Texto I
“Dario vinha apressado,
guarda-chuva no braço esquerdo e, assim que dobrou a esquina, diminuiu o passo
até parar, encostando-se à parede de uma casa. Por ela escorregando, sentou-se
na calçada, ainda úmida de chuva, e descansou na pedra o cachimbo. Dois ou três
passantes rodearam-no e indagaram se não se sentia bem. Dario abriu a boca,
moveu os lábios, não se ouviu resposta. O senhor gordo, de branco, sugeriu que
devia sofrer de ataque (...)”. (Dalton
Trevisan – Uma vela para Dario).
Texto 2
“Era um
homem alto, robusto, muito forte, que caminhava lentamente, como
se precisasse fazer esforço para movimentar seu corpo gigantesco. Tinha,
em contrapartida, uma cara de menino, que a expressão alegre acentuava
ainda mais.”
Texto 3
Novas
tecnologias
Atualmente, prevalece
na mídia um discurso de exaltação das novas tecnologias, principalmente aquelas
ligadas às atividades de telecomunicações. Expressões frequentes como “o
futuro já chegou”, “maravilhas tecnológicas” e “conexão total com o mundo”
“fetichizam” novos produtos, transformando-os em objetos do desejo, de
consumo obrigatório. Por esse motivo carregamos hoje
nos bolsos, bolsas e mochilas o “futuro” tão festejado.
Todavia, não podemos
reduzir-nos a meras vítimas de um aparelho midiático perverso, ou de um
aparelho capitalista controlador. Há perversão, certamente, e controle, sem
sombra de dúvida. Entretanto, desenvolvemos uma relação simbiótica de
dependência mútua com os veículos de comunicação, que se estreita a cada imagem
compartilhada e a cada dossiê pessoal transformado em objeto público de
entretenimento.
Não mais como aqueles
acorrentados na caverna de Platão, somos livres para nos aprisionar, por
espontânea vontade, a esta relação sadomasoquista com as estruturas midiáticas,
na qual tanto controlamos quanto somos controlados.
SAMPAIO,A.S.A
microfísica do espetáculo. Disponível em: http://observatoriodaimprensa.com.br.
Acesso em: 1 mar. 2013 (adaptado).
Texto 4
Modo
de preparo:
1.
Bata no liquidificador primeiro a cenoura com
os ovos e o óleo, acrescente o açúcar e bata por 5 minutos;
2.
Depois, numa tigela ou na batedeira, coloque o
restante dos ingredientes, misturando tudo, menos o fermento;
3.
Esse é misturado lentamente com uma colher;
4.
Asse em forno preaquecido (180°
C) por 40 minutos.
a) narração – descrição – dissertação –
prescrição.
b) descrição
– narração – dissertação – prescrição.
c)
dissertação – prescrição – descrição – narração.
d)
prescrição – descrição – dissertação – narração.
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